A Secretaria Estadual da Saúde (SES) publicou uma resolução que define a ordem prioritária de profissionais da saúde para a vacinação. São 13 grupos separados para o ordenamento. Parte deles já teve a aplicação da primeira dose concluída.
Com nova linhagem de vírus, Estado tem 16 regiões em bandeira vermelha
Conforme o documento, a ordem foi readequada a partir da definição sobre a distribuição de 116 mil doses das vacinas Oxford/AstraZeneca recebidas pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, a pasta foi cobrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a estratificação do grupo prioritário de profissionais da saúde.
Em 11 meses de pandemia, região acumula 568 óbitos e 36,1 mil casos de Covid-19
Em primeiro lugar, a resolução aponta as equipes de vacinadores volantes, profissionais que atuam em UTI e CTI Covid-19 e as redes de urgência e emergência. Em quarto, seguem os trabalhadores das alas clínicas de Covid-19. Veja a sequência da lista completa:
- Vacinadores volantes
- UTI e CTI Covid-19
- Rede de urgência e emergência
- Alas clínicas Covid-19
- Ambulatórios exclusivos ou preferencialmente Covid-19
- Coletadores de Swab nasofaringe e orofaríngeo
- Ambulatórios de atenção primária ou básica de saúde
- Serviços ou ambulatórios que prestam atendimento a pacientes imunossupressos
- Áreas não Covid-19 de hospitais e demais hospitais
- Demais ambulatórios e Pronto-Atendimentos não Covid-19
- Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas profissionais de saúde que realizam coleta de swab e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral
- Profissionais liberais ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial
- Demais trabalhadores de saúde que atuem na vigilância ou gestão em saúde e estejam com cumprimento da carga horária integral presencial e atuação em atividades essenciais
Antes da resolução, a SES já havia publicado uma recomendação sobre a estratificação do grupo prioritário. O ordenamento já era seguido em Santa Maria conforme a prefeitura. Atualmente, a cidade cumpre a vacinação deste grupo no subgrupo 11. Além disso, já foi iniciada a vacinação de idosos com 85 anos ou mais. E, no sábado, começam as aplicações de idosos acamados.